top of page

WGSN Tendências 2024: o que esperar dos ambientes residenciais?

O mundo do design de interiores está sempre em evolução, e as tendências para 2024 prometem trazer uma revolução cativante para nossos espaços. A WGSN, empresa número um de previsão de tendências mundiais, separou algumas das maiores apostas para o ano, e duas delas prometem grandes novidades nos ambientes residenciais.


A Casa Multiespécie e o retorno triunfante das Cortinas vão nortear as escolhas em 2024. Vamos explorar o que essas tendências significam e como você pode incorporá-las ao design de seus interiores.


Tendência: Casa Multiespécie


Acredite, em 2024 os nossos espaços de convivência vão se adaptar ainda mais para acomodar as necessidades dos nossos companheiros peludos ou verdes.


Essa tendência sugere a incorporação de elementos naturais e a coexistência pacífica de diversos seres vivos em nossos lares. Isso vai além de apenas adicionar plantinhas, viu? A ideia é criar um ambiente que celebra a diversidade de espécies, incluindo plantas, animais de estimação e até mesmo insetos benéficos - é isso mesmo. Essa abordagem visa estabelecer uma conexão mais profunda com a natureza, promovendo um equilíbrio harmônico.


Casas Multiespécies são aplicáveis a todas as gerações, desde Baby Boomers a Geração X, que adotam pássaros, gatos e cães, até os Millennials e a Geração Z, que veem seus animais de estimação como filhos e suas plantas como companheiras.


Para transformar o seu ambiente, aposte em um jardim interior com uma variedade de plantas que ofereçam diferentes texturas e alturas. Integre elementos como aquários ou terrários para abrigar pequenos animais, proporcionando um ambiente multiespécie dinâmico.


Aqui vão algumas inspirações da Casa para você deixar o seu lar harmônico e equilibrado:



A Topiarte Jardins é uma grande parceira nossa e faz muitos dos nossos projetos de paisagismo e ambientes lindos com plantas.


Tendência: Cortinas


Depois de anos de devoção à janela, os consumidores estão voltando a procurar cortinas em 2024. As cortinas mantêm o calor e o frio do lado de fora, funcionando como isolantes de tecido que podem ser tão esteticamente agradáveis quanto economizadores de energia.


Numa época de crise climática, novos materiais protegem contra temperaturas cada vez mais extremas e podem até ajudar a purificar o ar. Heroínas do interior e do exterior, as cortinas captam a luz natural e ao mesmo tempo a difundem e ampliam, fazendo as janelas parecerem maiores e oferecendo benefícios sensoriais.


Cada vez mais, eles são usados para ajudar a definir espaços como paredes suaves que delineiam áreas específicas sem criar divisões rígidas. Antes consideradas antiquadas, as cortinas serão o mais novo item obrigatório para as casas, para refrescar os ambientes e até como uma reforma mais acessível.


Por isso, escolha cortinas com texturas diferenciadas para adicionar uma camada de inovação e sofisticação ao seu espaço. Opte por padrões que complementam a paleta de cores do ambiente e considere cortinas que vão do chão ao teto para criar uma sensação de amplitude. Veja alguns ambientes que criamos por aqui:



Ainda, temos parceiros incríveis responsáveis pelas cortinas dos nossos lares: Ineide Cortinas Decor e Andre Feine.


Aproveite essas tendências para expressar sua individualidade e criar ambientes verdadeiramente inspiradores e conte sempre com a Casa para te ajudar nesse processo!


 

Quer mais inspirações? Explore os projetos citados nesse post:


bottom of page